Banner Blindness – Como esse fenômeno afeta o marketing da sua empresa ?

No cenário atual, conquistar a atenção das pessoas se tornou uma tarefa árdua e altamente competitiva, especialmente no ambiente digital. No século passado, quando as opções de canais de televisão eram limitadas, as pessoas tinham conhecimento das programações e até mesmo das propagandas que eram veiculadas. Os profissionais de marketing direcionavam suas campanhas para os horários comerciais, programas específicos e emissoras de rádio, além de investir em ações offline, como outdoors em rodovias.

No entanto, com o surgimento de inúmeros canais de TV e rádio, a consolidação da internet e a popularização de dispositivos móveis, como celulares e tablets, o número de oportunidades para captar a atenção dos usuários aumentou exponencialmente, levando os profissionais de marketing a investirem pesadamente. Os anúncios deixaram de ser exclusivos dos meios tradicionais e invadiram a navegação nas redes sociais, interrompendo vídeos no YouTube, e marcando presença em sites e aplicativos.

O que é o Banner Blindness?

No mundo altamente competitivo do marketing digital, conquistar a atenção do público se tornou um desafio cada vez maior. As pessoas são constantemente bombardeadas com anúncios em suas experiências online, resultando em um fenômeno conhecido como “banner blindness” ou “cegueira de anúncios”. Estudos mostram que os usuários ignoram cerca de 98% dos anúncios aos quais são expostos diariamente. Apenas cerca de 2% desses anúncios tem relevância para as pessoas, o que levanta a questão: como as empresas podem alcançar resultados significativos nesse cenário?

Esse fenômeno não deve ser subestimado. Pesquisas recentes, incluindo estudos conduzidos por especialistas renomados como Seth Godin, autor do livro “Marketing de Permissão”, revelam que a cegueira de anúncios afeta diretamente a eficácia das campanhas de marketing. Se seus anúncios não estão sendo vistos, é improvável gerarem as conversões desejadas.

O que leva o usuário a ignorar seus anúncios?

Existem vários fatores que contribuem para a “cegueira de anúncios”, mas uma das principais razões é a falta de planejamento, o que leva as marcas a ficarem perdidas, sem segmentação adequada e com designs de baixa conversão. Dessa forma, as empresas falham na direção estratégica dos banners publicitários, investindo em sites, portais, redes sociais e aplicativos que não correspondem ao público-alvo escolhido, ou produzindo peças que não são capazes de converter. Isso torna as ações irrelevantes para uma grande parcela do público-alvo.

Para que o marketing de atenção funcione, é preciso direcioná-lo de forma extremamente precisa, considerando o público que deseja atingir e a comunicação visual que será utilizada para impactar esse público.

Seja lembrado!

O marketing digital é um excelente aliado do marketing de atenção, pois permite impactar os usuários em diferentes momentos do dia, em diferentes locais e plataformas. Além disso, o marketing digital fornece dados que nos ajudam a avaliar e identificar quais dos nossos anúncios estão passando despercebidos, permitindo que façamos testes constantes para minimizar os efeitos da “banner blindness” e utilizemos nossos anúncios mais bem-sucedidos.

Outra estratégia comprovada é a adoção do marketing de permissão, ele consiste em oferecer conteúdo relevante e de valor para o público-alvo. Ao fornecer informações úteis e interessantes, as empresas estabelecem uma relação de confiança com os consumidores em potencial, transformando-os em amigos e, posteriormente, em clientes.

Ao contrário dos métodos tradicionais de marketing, nos quais os anúncios são exibidos sem a permissão ou o interesse real do público, o marketing de permissão se concentra em atrair a atenção das pessoas de forma voluntária. Essa abordagem gera resultados mais significativos, uma vez que os consumidores estão genuinamente interessados no conteúdo oferecido, o que aumenta a probabilidade de conversões e vendas.

Ambas as abordagens podem e devem ser utilizadas simultaneamente, e quando bem aplicadas, ambas funcionam, no entanto, é importante ressaltar que o marketing de permissão demanda tempo e esforço na produção de conteúdo relevante e de qualidade, enquanto o marketing de atenção demanda de investimentos em plataformas de mídia e produção de peças, sites de alta conversão.

Cabe à sua empresa avaliar e decidir qual estratégia é a mais adequada para o momento atual.

Aplique Marketing Digital de verdade na sua empresa com a Air Mídia Digital

Para aplicar de forma efetiva o marketing digital em sua empresa, a Air Mídia Digital oferece especialistas em marketing de atenção e marketing de permissão, prontos para alcançar os resultados esperados por sua empresa.

Se o seu plano é contratar uma assessoria de marketing digital e vendas online, clique aqui e converse, gratuitamente, com um de nossos especialistas.